Wednesday, October 18, 2006

Acerca / About

Trata-se duma experimentação coreográfica com interfaces multimodais resultando na criação de situações performativas mediatizadas de interacção entre sujeitos-performers e blobs (gráficos computacionais tridimencionais) através de sistemas de interacção multimodais e de input, processamento de sinais e output, incluindo:
  • Vídeo Wall (12 projectores) (sala José Lourenço Fernandes/IMMI/IST/Taguspark)
  • Aplicação BlobMaker (Bruno Araujo, Mestrando IMMI/DEI/IST),
  • Comunicação sem fios com laser e LED (computer vision/motion tracking) (Ricardo Jota, Doutorando IMMI/DEI/IST),
  • Reconhecimento de voz
  • Aplicação Cambience (Rob Diaz iLab/University of Calgary, Canada)
  • Comunicação remota (via internet / teleconferência entre 2 locais-utilizadores)
Partimos do potencial expressivo do corpo pluri-perceptivo em movimento – estado de dança – versus a situação sedentária restrita e redutora do utilizador de computador, tendo como objectivo questionar, reflectir e comentar o estado da corporalização na sociedade tecnológica contemporânea. Pensamos assim contribuir para o desenvolvimento de uma nova corporalidade híbrida e duma inter-subjectividade relacional mediada pela familiarização e exploração do potencial criativo das aplicações tecnológicas já existentes e em desenvolvimento na Sala JLF/Taguspark/IST, por estudantes e investigadores estagiários do IMMI/INESC-ID, Intelligent MultiModal Interfaces Group).

O reconhecimento do gesto na manipulação remota de blobs, por sistemas de computer vision, os quais por sua vez interagem com as sombras dos performers ao vivo, permitem desenvolver possibilidades performativas na mediação e representação do corpo e gesto (através de sombras) e a sua interacção em tempo real com as figuras tridimensionais digitais (blobs). A experimentação da interacção em tempo real tem também componentes sonoras. O reconhecimento de voz permite a alteração de funções – operacionalidade dos blobs – antes efectuadas por teclas e rato. Cambience converte movimento por motion tracking como alteração de imagem em som e permite a coreografia intermedia com elementos da composição sonora e musical.